quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Qual molho servir em qual massa???




A diferença começa pelo fato de as massas terem desenhos diferentes, o que não é só charme. Cada tipo é pensado para determinado molho, e a combinação certa vai resultar em pratos equilibrados e muito mais saborosos. Mas, afinal, qual será o casamento perfeito? Como os tipos são inúmeros (centenas mesmo), e têm nomes que costumam variar de um lugar para outro, dividimos as massas em três categorias: secas, frescas e recheadas. Assim, fica mais simples fazer as combinações.

Vamos aos detalhes:

Massas Secas


As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.

Essa categoria pode ser dividida em duas:

1- Massas curtas: estas casam melhor com molhos mais rústicos, já que têm formatos cheios de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. São também as mais indicadas para saladas geladas.
2- Massas longas: estas, por sua vez, pedem molhos à base de alho, azeite e tomate. E, quanto mais finas, melhor absorvem os condimentos.


Massas frescas


Estas são as massas feitas com ovos, ou seja, são muito mais delicadas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.

Massas Recheadas



As massas recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo.
Dá também para brincar com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rosé, junção de molho branco e vermelho. Importante, aqui, é manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.

Na Prática:


▪   Talharim – Fica ótimo com molhos mais concentrados do tipo bolonhesa
▪   Gravatinha/Parafuso/Concha – É ideal com molhos de carnes ou vegetais, e também é ótimo para saladas.
▪   Espaguete – Acompanha bem molhos que envolvem bem os fios longos, então um bolonhesa, sugo, shoyu com vegetais, outra opção também é o alho e óleo.
▪   Fettucine/Ravióli/Capeletti/Penne – A combinação perfeitas é com molhos fortes e mais encorpados como bolonhesa, pesto, branco, queijo e rose.
▪   Cabelo de anjo – Também entra na categoria sopas, porém é usado em doces.

Vale lembrar que nem sempre o queijo ralado é bem vindo nas preparações. Deem sempre preferência para utilização do parmesão em molhos vermelhos e alguns cremosos e, mesmo assim, se bem dosado.

EMPÓRIUM 

CASTELO 

(15) 3358 8250



FONTE : www.enfimcasada

Nenhum comentário:

Postar um comentário